1-) CD YESHUATENU – O início de tudo
Rabino Marcelo e seu filho
Matheus em Jerusalém,
Israel – 1999
Desde 1996 que o Rabino Messiânico Marcelo M. Guimarães, fundador do Ministério Ensinando de Sião, sonhava em colocar à disposição da comunidade cristã e judaica um trabalho com músicas de louvor e adoração que apresentasse um diferencial em relação aos CDs já existentes no mercado de “músicas judaicas” ou “músicas de Israel”. Foi então que seu filho, Matheus, até então estudante de Engenharia Mecânica e já atuante há 10 anos no ministério de louvor e adoração, decidiu parar seus estudos acadêmicos para se dedicar ao estudo das escrituras sagradas, buscando uma maior qualificação nas áreas de estudos bíblicos, arqueologia, da língua hebraica e do Louvor e Adoração.
Em Israel, Matheus tem contato com vários judeus-messiânicos ministros de louvor como Paul Wilbur, Steve McConnell, Jonathan Settel, Joel Chernoff dentre outros, e tem também a oportunidade de estudar música com David Loden, o maior compositor de musicas judaico-cristãs da atualidade.
Após o seu casamento com Tatiane, Matheus e sua esposa vão para Dalas, nos EUA para estudarem no “Christ for the Nations Institute”. Lá estudam música e louvor, tornando-se membros da maior sinagoga de judeus crentes dos EUA, a Baruch Ha Shem Messianic Synagogue. Nesta congregação foram convidados para atuar na área de louvor e danças.
De volta ao Brasil em 2001, o casal dá início a escolha do repertório que faria parte do primeiro CD de músicas Judaico-messiânicas da América latina. As canções selecionadas eram músicas que já eram entoadas nas comunidades de judeus-messiânicos de todo o
mundo, e que agora recebiam versões em português. Foi escolhido como título do trabalho o nome YESHUATENU (nossa salvação). Yeshuatenu é o título da canção número 03 do CD, um grande “hit” entre os judeus-messianicos dos EUA nos anos 70.
Para compor a capa do CD, foi presenteado ao Ministério Ensinando de Sião a famosa pintura “Av Ha goim” – (Pai das Nações), pintada em Israel por Elhanan Ben Avraham, judeu messiânico e artista internacionalmente conhecido. A pintura retrata o texto bíblico de Gn 15:5, onde Deus chama a Abrão e promete fazer dele uma grande nação: “…então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”
Em 15 de fevereiro de 2003 o CD Yeshuatenu foi oficialmente lançado em uma grande festa na congregação Judaico Messianica Har Tzion, em BH, contando com convidados de Israel e dos EUA.
Ouça trechos das músicas do CD Yeshuatenu
2-) CD e DVD MOLDA-ME – Surge o HALLEL
“Molda-me conforme a tua lei, teus mandamentos no meu coração…”. Somos falhos, mas a Lei do Senhor é para nós como uma talhadeira em um rústico e afórmico pedaço de madeira: ela nos molda conforme o caráter do próprio Deus. Nascia, com esta breve reflexão sobre a imperfeição do homem e a beleza da Lei do Senhor, as canções que fariam parte do CD Molda-me. A partir daí vieram outras canções, a maioria composta pelo líder e fundador do grupo, Matheus Zandona, a partir de textos bíblicos. O rabino Marcelo Guimarães, sempre orando e clamando a Deus por uma nova unção e novas canções, sentiu no coração que já era hora de colocarmos todas aquelas músicas em um CD. Era necessário levar à Igreja de Yeshua e aos da Casa de Israel as bênçãos e ministrações contidas em cada uma daquelas canções.
As canções ganharam arranjos variados e estilos diversos. Apesar de ser um CD com canções judaico-messiânicas, procuramos dar vida às músicas fazendo-as mais ecléticas. No CD Molda-me, todas as músicas falam da restauração de princípios bíblicos e judaicos no dia-a-dia do discípulo de Yeshua, levando também a Igreja a se conscientizar de seu papel como intercessora e ajudadora de Israel e do povo Judeu.
O resultado final do CD foi uma surpresa para todos nós! Eram 11 canções maravilhosas que estavam prontas para abençoarem a vida de milhares de discípulos de Yeshua. Para comemoramos esta nova etapa em nosso ministério de Louvor e Adoração, decidimos por dar um nome ao nosso ministério, um nome que refletisse nossa visão e nosso intuito de restaurar a Igreja de Yeshua através do verdadeiro louvor. Deus então nos deu o nome “Hallel”, que em hebraico significa louvor, exaltação, honra.
Para o lançamento oficial do CD Molda-me, no dia 15 de novembro de 2006, preparamos uma grande festa com muita dança, ministração e adoração ao Eterno de Israel em um dos mais prestigiados teatros de Belo Horizonte: o Minascentro. O lançamento do CD Molda-me se transformou em um marco na história do Louvor Judaico-Messiânico em nosso país, dando origem também ao DVD Molda-me.
3-) CD YESHUA – A consolidação de um trabalho
Seguindo a linha dos dois primeiros CDs do Grupo Hallel, Matheus Zandona buscou inspiração na vasta produção musical dos judeus-messiânicos em Israel e nos EUA entre os anos de 2010 a 2015. Contatando amigos compositores e escrevendo versões em Português de consagradas canções, Matheus agregou um maravilhoso repertório com um estilo eclético e musicalmente desafiador. Variando entre os estilos “mizrachi” (oriental) e pop contemporâneo, o CD YESHUA segue uma nova tendência na música judaica mundial. A união do novo e do antigo, do contemporâneo e do milenar, assim como o Estado de Israel nos dias de hoje. Um compêndio musical que abençoará grandemente a sua vida.